domingo, julho 11, 2010

Será que a evolução pode mudar seu rumo denovo?

O mundo é como nós o percebemos, e por essa razão estudos científicos mudam o modo como interpretamos o universo que nos cerca, adicionando pontos de vista que podem resultar em uma mudança total do significado daquilo que temos para nós como verdade.

Em notícia na Scientific American foi publicado que "Deficiência de vitamina D está ligada a mutações genéticas\Estudo encontra relação entre polimorfismos genéticos e níveis da "vitamina do sol"".

Não seria incomum que fosse associado o termo "mutações genéticas" com malefícios como câncer, má-formações fetais, doenças mentais. Mas e se olhássemos a mutação por um lado de adaptação?

Quais são essas mutações e até que ponto elas podem estar associadas às necessidades das gerações futuras? Ou quais são as necessidades da "nova espécie" em relação à vitamina D ou à sua capacidade de absorção?

Talvez a falta de vitamina D, a longo prazo, seja favorável à sobrevivência em condições de carência de sol ou nutrientes e tal característica genética seria combinada de maneira que as novas gerações se adaptem às novas ncessidades e criem condições mais favoráveis de sobrevivência, dessa maneira, dominando (i.e. se mantendo viva e repassando sua carga genética) e criando uma nova especie que não tenha hábitos diurnos por não necessitar do sol? Homo sapiens escurus?

Assim como a terra ser redonda um dia foi uma "grande viagem", pontos de vista exagerados são deixados de lado por parecerem absurdos. Mas se a evolução é aleatória qualquer coisa pode acontecer e nada é um absurdo completo!

O que teria dito Darwin se tivesse a tecnologia que tem hoje ou se tivesse levado sua consciência para um lugar diferente? Como ter idéias totalmente novas se estamos presos aos hábitos de sempre? O entendimento das coisas é uma questão de entender como procurar e não só de encontrar a resposta.

Qual será o caminho?


Nenhum comentário:

Postar um comentário